No mundo ao qual estamos
inseridos, as informações estão por toda parte e de maneira
rápida, diferente, mas de modo superficial. Devido a essas mudanças
na sociedade os educadores precisam apropriar-se das novas
tecnologias como metodologias, fazendo-a parte do processo de ensino
para que os alunos possam desenvolver suas habilidades de maneira
mais objetiva e profunda, levando em consideração que as mídias
fazem parte do seu cotidiano e contribuem na sua formação pessoal e
profissional.
Além do uso destas
mídias na educação há a necessidade de uma constante reflexão
sobre seu uso, causas e consequências na vida pessoal e
profissional. Quanto uso as redes sociais o que se pode publicar?
Como se deve comportar? Quem é que está do outro lado da tela?
Podemos utilizar as redes para estudar? Como? As redes sociais podem
ser instrumento para a prática do bem? De que maneira? Estas e
muitas outras indagações precisam ser discutidas com os
adolescentes e jovens trazendo conhecimento para sua vida em
sociedade na era digital. Para
Kenski (
2003 p.2):
“As tecnologias
existentes em cada época, disponíveis para utilização por
determinado grupo social, transformaram radicalmente as suas formas
de organização social, a comunicação, a cultura e a própria
aprendizagem. Novos valores foram definidos e novos comportamentos
precisaram ser aprendidos para que as pessoas se adequassem à nova
realidade social vivenciada a partir do uso intenso de determinado
tipo de tecnologia.”
As escolas precisam estar
inseridas nesse processo de aprendizado vinculado com a realidade de
seus educandos. As mudanças na metodologia do aprender, dos meios
que possam facilitar o ensino e a aprendizagem, levando a
reflexão-ação destas mudanças históricas sociais que as redes
estão trazendo a cada dia.
Uma maneira eficaz para
levar adolescente, jovens a discutirem os valores humanos e o uso das
redes sociais, ativamente, através de projeto onde cada discente
será responsável pelo seu processo de aprendizagem.
As atividades
desenvolvidas no laboratório de informática educativa direcionam
nas diversas maneiras de aprender dos alunos como: os visuais,
auditivos, interativos, dentre outras que possibilitam atingir um
maior aproveitamento do estudo em questão, independentemente da
idade.
“...
Daí a importância de se perceber a sala de aula como um espaço que
possa promover tanto o domínio de capacidades especificas da
alfabetização, quanto o domínio de conhecimentos e atitudes
fundamentais envolvidos nos diversos usos sociais da leitura e da
escrita”... (Castanheira, 2009 p.17)”
Nesse contexto o uso das
redes sociais, assim como de outros softwares que possuem os
computadores permitem explorar o mundo com recursos que aproximam o
currículo escolar do currículo oculto levando o aluno a apropriar
se do conhecimento para um viver e conviver em sociedade.
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