Histórico

PATRONA DA ESCOLA
Helena Imbiriba Lisboa, filha de Etelvina Imbiriba Lisboa e Amaro Pinto Lisboa, nasceu em Santarém aos seis dias de Setembro de 1927. Fez os estudos primários no Colégio Santa Clara e no Extemato Santa Inês, do qual, anos depois, se tomou proprietária. Por intermédio do Santa Inês aquela alma de escola dedicou-se ardor a causa da educação. Os estudos secundários professora Helena fez no Colégio Santa Clara, diplomando-se em 1947. Era Helena ainda estudante, quando iniciou sua vida de Mestra no Externato Santa Jnês, então, propriedade de sua tia professora Sofia Fernandes Imbiriba, estendendo nesse ano, mestra ao grupo escolar Frei Ambrosio, por vários anos. Helena Imbiriba Lisboa, contraiu núpcias com o Senhor Ubaldo Otaviano de Matos nome que honrou, pois sabiamente soube ser esposa, mãe e mestra. Em 1970, professora Helena recebeu o Externato Santo Inês das mãos da sua primeira proprietária.Relembrar o altruísmo de professora Helena em sua dedicação pelos seus pequenos alunos e aumentar uma saudade. Em 1972, o Senhor Ubaldo Otaviano de Matos sendo transferido para Bragança, se fez acompanhar de família.Forte como era, professora Helena aceitou a situação, partiu. Em Belém, ainda continuou como diretora de sua tão querida escola ate Agosto de 1975. Finalmente aos dezessete dias de Abril de 1976, a alma da professora Helena desprendeu-se da terra e voou para eternidade, deixando seu nome gravado com letras de ouro, na história educacional de Santarém, razão porque hoje a homenageamos, dando seu nome a este Estabelecimento de Ensino.

 
HISTÓRICO DA ESCOLA MUNICIPAL HELENA LISBOA DE MATOS.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Helena Lisboa de Matos, surgiu em 06 de Março de 1976 a partir da necessidade de famílias carentes que residiam no bairro da Esperança, bairro este afastado do centro da cidade, o que dificultava o deslocamento das crianças que estavam em fase escolar até a escola. Diante de tal dificuldade, a secretária Municipal Terezinha Sussuarana Pena com apoio da Secretaria Municipal de Educação criou a primeira turma de 1ª série do primeiro grau, na qual as aulas eram realizadas no barracão comunitário sob a responsabilidade da professora Ana Tereza de Sena Monteiro.
No ano de 1977, sob a administração do então Excelentíssimo Prefeito Municipal, Sr. Paulo Imbiriba Lisboa e Terezinha Pena como Secretária de Educação, foi construída a escola, que em memória da irmã do prefeito que também fora patrona da escola foi denominada de Escola Municipal de Primeiro Grau Helena Lisboa de Matos.
Em 1977, a escola passou a funcionar com três turnos de primeira a quarta séries do primeiro grau.
Em 1982, na administração do Excelentíssimo Sr. Manoel Ronan Liberal Lira, a escola foi reformada e ampliada com mais duas salas de aula e uma secretaria sendo que a anterior foi transformada em área, na Secretaria Municipal de Educação, contávamos com o professor David Pereira de Sousa, a escola passou funcionar com o pré-escolar, primeira a quarta série do primeiro grau.
Em 1989, contando com ainda com a administração do atual prefeito da época Dr. Ronan Liberal Lira a escola foi contemplada com mais duas salas de aula e uma sala para professores, tendo como Secretário Municipal de Educação o Professor Raimundo Navarro dos Santos, continuava na direção da escola a professora Daria Mota da Silva e a escola funcionava com quatro turnos, com a ampliação da escola passou a funcionar o Ensino Supletivo de primeiro grau, com segunda e terceira etapa, contando com o apoio de uma secretária, uma supervisora, auxiliares de secretaria, serventes, vigias e vinte e dois professores e o corpo discente de 774 alunos.
A partir de 1990, continuou a funcionar o curso Supletivo com segunda, terceira e quarta etapas. Em 1996, sob a administração do Prefeito Municipal Ruy Imbiriba Corrêa tendo como Secretária Municipal de Educação a professora Maria Ivete Soares e na Direção a professora Néri Giovani Magalhães Franco, uma secretária, duas supervisoras sendo uma do Ensino Fundamental de primeira a quarta séries e outra do Ensino Supletivo, seis auxiliares de secretaria, cinco serventes, dezoito professores, dois vigias e um total de 774 alunos, a escola funcionando com três turnos no Ensino Regular de primeira a quarta séries do primeiro grau e o Ensino.
Em 1996, estava na direção da escola a Professora Neri Giovani, com774 alunos, e funcionando em três turnos, com turmas no regular e supletivo, com um corpo docente de 18 professores, duas supervisoras, seis auxiliares administrativos, cinco serventes e dois vigias, em frente à SEMED a professora Maria Ivete Soares.
No ano de 1997, sob a administração do senhor Prefeito Joaquim de Lira Maia, tendo como Secretária de Educação a professora Maria José Marques. Em junho de 1997, mudou a administração da escola, passando a assumir a direção a professora Marcina Canto Oliveira. No dia cinco de março de 2001, foi empossado para o cargo de diretor o professor Luciano Freitas Oliveira, e em primeiro de março de 2001, assume como vice-diretora a professora Darlete Coelho Pimentel. Neste ano a Escola passou para Escola Municipal de Ensino Fundamental Helena Lisboa de Matos, neste ano também houve a posse do Primeiro Conselho Escolar
No dia dois de Fevereiro de 2002, foi inaugurado o novo prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Helena Lisboa de Matos, localizado na Avenida Quixadá sem número, Bairro da Esperança, funcionando com quatro turnos; manhã, intermediário, tarde e noite, convém ressaltar que na administração do professor Luciano, foi implantado três turmas de quinta série. Em Agosto de 2002, deixa a função de diretor o professor Luciano, assumindo a direção a professora Derlete Coelho Pimentel, como vice o Professor Mariano Marinho, a escola funcionou de 1ª a 6ª série e com EJA 3ª e 4ª etapas, com 793 alunos regularmente matriculados e 41 funcionários um diretor, um pedagogo, uma secretária, três auxiliares administrativos, três professoras readaptadas, vinte e seis professores, seis serventes e três vigias.
 No dia seis de Fevereiro de2003, com a remoção da professora Darlete, assume a direção da escola a professora Dilcilene Silveira Lima e posteriormente como vice-diretora Kátia Chagas até a eleição para diretores que ocorreu pela primeira vez na história desse município. Com a aprovação através de avaliação escrita e depois eleição direta de funcionários, pais e alunos maiores de dezoito anos foi eleita a professora Izabel Henn, a qual já trabalhava na referida escola.
Em Agosto de 2003 durante a administração do Prefeito Joaquim de Lira Maia e da Secretária Municipal de Educação Maria José de Almeida Marques foi empossada na direção Izabel Henn e em setembro a vice-diretora Maria Oneide Nunes Colares. A escola possuía o seguinte quadro: uma supervisora, uma secretária, cinco auxiliares, oito serventes, trinta e um professores, cinco vigias, um coordenador de TV escola, duas professoras readaptadas. Com 870 alunos distribuídos em uma turma de alfabetização em convênio, duas turmas de EJA no Cambuquira como anexas e turmas de 1ª a 6ª séries, distribuídas nos quatro turnos.
Em 2004, foi formado um anexo na Escola Particular Mônica situada na Tv: Onze horas Bairro Jardim Santarém, com sete turmas em dois turnos, com 754 alunos e 47 funcionários. Seu quadro era composto de uma pedagoga, vinte e sete professores, uma secretária, duas professoras readaptadas, oito serventes, três vigias, três auxiliares de secretaria. Funcionava uma turma em convênio, 1ª a7ª séries e uma turma de 3ª etapa. Em Julho 2005 a escola funcionou com dois turnos com 760 alunos regularmente matriculados, da1ª a 8ª séries, sob a direção da professora Eliene Lages, como vice-diretora o professor Clodoaldo Chagas Pedroso, uma secretária, três vigias, três auxiliares de secretaria, uma pedagoga, e 27 professores. Vale ressaltar que nesta administração foi construída e inaugurada a quadra esportiva da escola.
Em 2006 continuou sob a direção a professora Eliene Lages, como vice-diretor o professor Clodoaldo, uma pedagoga, uma secretária, quatro auxiliares de secretaria, 27 professores, alunos matriculados 706 em dois turnos com turmas de 1ª a 8ª séries, três vigias, oito serventes.
No ano de 2007 houve mudanças na direção que teve como diretora Elbanei Silva Freitas, como vice-diretora Mara Regina Xavier Belo, duas pedagogas, um secretária, com a inclusão da série inicial no ensino fundamental passou a ter a duração de nove anos, crianças passaram a ingressar obrigatoriamente na escola aos seis anos no ensino formal. Neste a escola atendeu uma clientela de 741 alunos agrupados em 25 turmas em três turnos com turmas de 1ª a 8ª séries e a noite com o EJA: 1ª etapa, com 27 professores, quatro auxiliares de secretaria, oito serventes e três vigias. Ainda no mesmo ano foi construído mais um pavilhão na escola com quatro salas para suprir a necessidade dos alunos do anexo onde começou a funcionar em Agosto e implantado o PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola) visando um ensino com qualidade. 
Em 2008 ainda sob a gestão de Elbanei Silva Freitas e vice-diretora Mara Regina Xavier Belo, uma pedagoga, funcionava com três turnos com séries de 1ª a 8ª séries e a noite com duas turmas de EJA: 1ª e 2ª etapas, com 31 professores, 745 alunos, cinco auxiliares de secretaria, oito serventes, três vigias.
Em 3 de Fevereiro de 2009 mudou a administração da escola que teve como diretor o professor Luciano Freitas de Oliveira e como vice-diretora Ítala Cruz Maduro, uma secretária, uma pedagoga, 31 professores, cinco auxiliares de secretaria, oito serventes, três vigias. A escola funcionava 767 alunos regularmente matriculados em três turnos com turmas de 1ª a 8ª séries e a noite com duas turmas de 2ª e 3ª etapa do EJA. Vale ressaltar que nesta administração foi construída rampas para cadeirantes e sala de informática.
No ano de 2010 a escola ainda está sob a direção do professor Luciano Oliveira e a vice-diretora Ítala Maduro, funcionando com três turnos com turmas de 1º ao 4º Ano, turmas de 5ª a 8ª séries e turmas do EJA: 3ª etapa e 4ª etapas, com 782 alunos regularmente matriculados e 51 funcionários, sendo que o quadro de professores com nível superior é de 98% e os administradores da escola são pós-graduados em administração escolar.