Projetos

 No dia 10 de maio aconteceu o encerramento do projeto dia das Mães.
As atividades foram desenvolvidas durante toda a semana e teve sua culminância com  várias apresentações em homenagem as mamães, refletindo sobre a importância da mulher na vida em sociedade.Contamos com um número considerável de mães neste dia.
São elas as mais presentes na vida escolar da maioria dos nossos alunos.

Parabéns a todas as mamães!





Helenoval 2014
 No sábado pela manhã aconteceu Helenoval 2014 com a participação especial da banda Amigos na Fé. Os foliões que vieram divertir-se dançaram, cantaram e ao mesmo tempo louvaram ao Senhor .
Teve apresentações de frevo coreografado pela professora Ingrid, escolha de fantasias, dos foliões mais animados.
Professores e alunos aproveitaram  para cair na folia com Cristo, sendo que este foi o primeiro projeto desenvolvido pela escola  e traz momentos de alegria, integração tanto para alunos como para  docentes neste ano de 2014.

Este projeto estava sob a coordenação das professoras Raimunda Mota e Ingrid Martins.


 





 2014/Ano


Ano/2013


A escola Helena Lisboa de Matos localizada na Avenida Quixadá s/n bairro da Esperança atualmente sob a direção do professor Luciano Freitas e Benedita Barbosa juntamente com corpo discente e docente desenvolve os seguintes projetos que estão dentro de seu PPP neste ano de 2012. 

Agenda 21 
Dando prosseguimento este ano os alunos e professores estão utilizando a Horta para trabalhos de diversas disciplinas, beneficiando-se com o uso de suas hortaliças na alimentação e como espaço de ensino-aprendizagem. A arborização continua com o replantio e cuidados para o crescimento dos arbustos (pinga-pinga). Em breve a continuação da jardinagem. 

Projeto Carnaval: Por uma Cultura de Paz Este projeto tem por objetivo o resgate histórico do carnaval, das antigas marchinhas, da brincadeira sem agressão ao outro, criando um ambiente de integração e de ludicidade para aos alunos da escola. 

Projeto Saúde na escola 
No dia 05 de março o correu a abertura deste projeto na escola, sendo uma parceria SEMED/SEMSA tendo nesta primeira etapa a avaliação antropométrica debate de temas como a obesidade e a magreza excessiva na adolescência com a entrega das carteirinhas do adolescente (10 a 19 anos) para seu acompanhamento. Em breve haverá na escola exames de optometria.

 
 
Dando continuidade ao Projeto Saúde na Escola, na semana de 24 a 27 de abril foi realizada a avaliação de optometria dos alunos pela Equipe do PSF Esperança para um posterior encaminhamento dos casos emergenciais para consultas com o oftalmologista.
Projeto Aniversário da Escola: Eu faço Parte Desta História. 1976/2012 Através deste projeto a escola pode relembrar momentos passados através da história viva de seus antigos moradores, ex-funcionários, ex-alunos e funcionários. A escola proporcionou uma semana (27/02 a 06/03) para conhecimento histórico e integração com a comunidade local através de pesquisas, gincana, programação esportiva /recreativa, caminhada pelas ruas do bairro, alvorada e uma celebração religiosa. 

Programa Mais Educação 
Este projeto atende os alunos no contra turno tendo como objetivo tirar crianças da situação de risco. Estas passam a frequentar as diversas oficinas recebendo alimentação e reforço quando apresentam  baixo desempenho através da matemática e letramento e fazendo com que  os alunos permaneçam mais tempo na escola. São contempladas as seguintes oficinas: Letramento, Matemática, Xadrez, Banda, Percussão e Jornal. 


Projeto Interdisciplinar Semana Santa/CF 2012: Valores para Viver e Conviver 
Aconteceu nas duas semanas que antecederam a semana santa com o objetivo de refletir sobre os valores humanos, o que fazer para manter a saúde e os ensinamentos de Jesus na vida de cada um de nós. Houve caminhada pelas ruas do bairro conscientizando sobre a importância do cuidado com o lixo para a manutenção da saúde. Apresentação de vídeo para todas as turmas sobre a temática da semana santa e culminou com a celebração do lava pés.


Projeto Dia das Mães 
O Projeto do dia das mães denominado "Mãe – Símbolo de Amor" aconteceu no sábado 12/05, com o objetivo de homenagear as mães da comunidade escolar de modo que estas se sintam agraciadas por terem recebido essa dádiva de Deus, que não se resume somente em gerar um ser, mas, sobretudo em sacrificar-se, renunciar-se e amar incondicionalmente.


Projeto Meu filho na Escola 
É um meio de comunicação entre a escola e a família, através de uma carteirinha adotada pela equipe gestora, onde acontece o controle da frequência, acompanhamento de notas, espaço para recados aos pais e dos pais para o professor, controle de entrada e saídas dos alunos auxiliando os pais no acompanhamento do seu filho com sucesso na escola.



Biblioteca na Escola

Tem por objetivo ampliar o universo de conhecimento da informação, leitura e pesquisa. Garantir o acesso a informação, a cultura e estimular o gosto pela leitura. A biblioteca é coordenada por duas agentes de leitura lotadas na escola, funciona das segundas às sextas-feiras nos seguintes horários.

manhã (7:30h às 11:30)

tarde (13:30 às 17:30h)